Modelo de Gestão
Gestão é um conjunto de atividades interdependentes utilizadas para conduzir e controlar uma organização, cujo enfoque é ALCANÇAR RESULTADOS e satisfazer as partes envolvidas.
A Gestão de uma empresa pode ser dividida em três níveis de complexidade e responsabilidade na tomada de decisão. Sendo assim, têm-se o Nível Operacional na base, o Nível Tático no intermediário e o Nível Estratégico no topo da pirâmide, conforme a figura abaixo.
.jpg)
Para que a estratégia da empresa alcance todos os níveis e seja eficaz nos resultados, deve-se ter um modelo de gestão estratificado.
No Nível Estratégico, será utilizado o Planejamento Estratégico como Gestão dos Resultados da empresa como um todo. Este planejamento seguirá a metodologia de gestão de Norton e Kaplan conhecida como Balanced Scorecard - BSC.
O Nível Tático é o nível que alinha a estratégia da empresa às áreas corporativas e as Unidades de Negócio. Sendo assim, o Nível Tático tem como principal desafio alinhar as grandes Metas da empresa (Receita, Margem de Contribuição, Margem Bruta, Qualidade Técnica e Qualidade Percebida) aos seus processos. Para isso, este nível terá como principal ferramenta o Gerenciamento pelas Diretrizes. A gestão tática não prevê apenas uma apuração de resultados, mas sim uma rotina de melhoria continua. Além disso, a gestão neste nível deve garantir que a sistematização da Gestão dos Processos está sendo realizada.
No Nível Operacional, ou seja, de Processos, serão utilizados fundamentos do Gerenciamento da Rotina do professor Falconi utilizando as ferramentas de PDCA e SDCA. O “S” do SDCA significa padrão, e sendo assim, é neste nível que os padrões de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente serão contemplados. Portanto, o Nível de Processos trabalha a rotina focada em garantir resultados esperados (pelos Padrões) alinhados às diretrizes da empresa.
Parceiros D'Or
Sites Úteis
Contato
Labs Dor - Raul / Walace
Rua Pinheiro Guimarães
22, Botafogo, RJ
2539-0062 -
Ramal: 2283 / 2214

