Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico será formulado segundo a metodologia “Balanced Scorecard-BSC”. O BSC é um sistema que permite à organização implementar, divulgar e gerenciar suas estratégias, sendo confeccionado segundo uma estrutura de tópicos elaborados com base nos conceitos que se seguem.
- MISSÃO – é uma declaração sobre o que a organização é sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.
- PROPOSTA DE VALOR – são critérios sugeridos pelos clientes da empresa. Além disso, estes critérios foram selecionados e priorizados pela direção de forma a dar foco em quais critérios à empresa deve oferecer para seus clientes. Sendo assim, os projetos estratégicos devem atender a esses critérios para a estratégia ser garantida.
- VISÃO – representa um estado futuro desejável da organização. A perseguição dessa expectativa é o que deve manter a empresa viva e deve estar bem expressa no plano de negócio.
- ESTRATÉGIA – as estratégias a serem tomadas são oriundas de um estudo de realizado com os diretores da empresa. Tal estudo se constitui em uma análise de como alcançar a diferença da situação atual com as metas estabelecidas pelos acionistas de forma estruturada, chamado GAP de Valor.
- MATRIZ SWOT – (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou MATRIZ FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) – é uma análise dos quatro elementos-chave que envolve a empresa ou o negócio. Os elementos forças e fraquezas perfazem a dimensão interna, enquanto as oportunidades e ameaças referem-se à dimensão externa.
- OBJETIVOS ESTRATÉGICOS – são declarações de ação que esclarecem como implementar a estratégia. Os Objetivos traduzem a Missão e Visão da Organização, refletindo os grandes desafios, que serão mensurados através de indicadores e metas organizacionais que serão transformados em iniciativas por meio de ações e projetos estratégicos. Os objetivos estratégicos são definidos nas quatro perspectivas definidas pelos autores do BSC. As perspectivas servem de orientadores para formular os objetivos estratégicos. O BSC define que os objetivos estratégicos de cada perspectiva possuem foco nos objetivos estratégicos da perspectiva acima, formalizando uma cadeia de relações de causa e efeito que culminam para atingir a visão. As perspectivas do BSC são:
A - PERSPECTIVA FINANCEIRA – é a ultima perspectiva que mostra como devemos ser para alcançar o sucesso financeiro. Qualquer objetivo selecionado nas outras perspectivas deve fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito que incrementar o desempenho financeiro da organização.
B - PERSPECTIVA DE CLIENTES – essa perspectiva possui uma análise de valor onde serão definidos estratégias e objetivos para atingir e superar as expectativas dos clientes da organização. Sendo assim, essa perspectiva mostra como a empresa quer ser vista pelos clientes. Os objetivos dessa perspectiva servem de foco para as próximas e culminam apontando para os objetivos da perspectiva financeira, alinhando as estratégias da organização para chegar o mais próximo possível da Visão.
C - PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS – os objetivos e medidas para esta perspectiva derivam de estratégias explícitas voltadas para o atendimento às expectativas dos sócios/acionistas e clientes-alvo.
D – PERSPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO – essa perspectiva tem como principal característica investir no futuro, e não apenas em áreas tradicionais de investimento. Os investimentos devem ser em recursos humanos, tecnológicos e de materiais, para a construção de uma infra-estrutura para a evolução, corroborando para atingir a Visão.
DESDOBRAMENTO – com as estratégias e objetivos definidos, estes devem ser desdobrados para as áreas da empresa fazendo com que todos tenham objetivos em comum a serem alcançados. Sendo assim, cada área define como contribui para os objetivos estratégicos detalhando seus Planos de Ação e gerenciando através de indicadores e metas.
EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA
A execução da estratégia ocorre de maneira direta através do desenvolvimento das Iniciativas. Além das iniciativas estratégicas, é necessário que a empresa esteja alinhada com o Planejamento para contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos. Sendo assim, a execução da estratégia ocorre de maneira indireta através do desenvolvimento de ações nas áreas, Planos de Ação Estratégico do desdobramento.
INICIATIVAS – são determinadas para ajudar a preencher o gap (diferença) de desempenho. Os objetivos, indicadores, metas e iniciativas trabalham em conjunto para alcançar o destino estratégico. Os objetivos articulam os componentes estratégicos, enquanto os indicadores e metas acompanham o progresso em relação ao alcance da estratégia, além de comunicarem qual é a dimensão da mudança. Já as iniciativas ajudam a aproximar o diferencial entre o desempenho atual e o desempenho desejado. As iniciativas são Projetos relacionados aos diferenciais de desempenho ou desafios estratégicos.
PROJETO – por conceito, é um empreendimento temporário, com objetivo de criar um produto, serviço ou resultado único. Todo projeto tem processos definidos em seu ciclo de vida que devem ser cumpridas para o alcance pleno de seus objetivos. Portanto, qualquer projeto, tem as fases de:
- Concepção (iniciação);
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e controle; e
- Conclusão.
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO – por conceito é um planejamento de atividades a serem realizadas nas áreas da empresa que contribuem de alguma forma para um ou mais objetivos estratégicos. A FERRAMENTA 5W2H é uma ferramenta de qualidade que facilita o planejamento de atividades através de perguntas seqüenciadas. Essas perguntas simples e objetivas explicam todos os aspectos importantes para o Plano de Ação.
GESTÃO ESTRATÉGICA
A estratégia da empresa será gerida por Guardiões dos Objetivos Estratégicos. Os Guardiões serão responsáveis por reportar ao Diretor Executivo o “status quo” do alcance dos Objetivos Estratégicos sobre sua alçada. Sendo assim, os Guardiões ficam responsáveis por alcançarem as metas concluírem/cobrarem conclusão de projetos que contribuem para seus objetivos assim como ações das áreas que estão alinhadas aos objetivos estratégicos sob sua responsabilidade.
Conforme a freqüência de medição de cada indicador, os Guardiões alimentarão os resultados na ferramenta de Gestão. Sendo assim, os guardiões devem analisar as performances quanto as metas estabelecidas. Caso o resultado não tenha sido suficiente, o Guardião deve propor ações corretivas registrando-as no próprio sistema. Se o resultado for favorável, o Guardião deve se preparar para apresentar o resultado nas reuniões de Acompanhamento podendo anexar documentos de sua preferência.
Os Guardiões realizarão reuniões periódicas com os líderes e as equipes dos projetos que contribuem para os objetivos de sua alçada, conforme cronograma definido no planejamento de cada projeto. Desta forma, o guardião pode se preparar para as Reuniões de Acompanhamento.
O Planejamento Estratégico será acompanhado Trimestralmente através de Reuniões de Gestão Estratégica e, anualmente, em uma Reunião de Revisão do Planejamento Estratégico.
REUNIÕES DE GESTÃO ESTRATÉGICA (RGE) – É uma apresentação formal dos resultados referentes ao Trimestre anterior dos Objetivos estratégicos do tema pré-determinado. As RGE´s serão focadas em temas estratégicos definidos na 1ª RGE do ano, com o intuito de objetivar as discussões.
Os Guardiões responsáveis deverão apresentar os resultados dos indicadores que compõem o Objetivo, status dos projetos e das ações das áreas que contribuem para o Objetivo estratégico pontuando:
a) os comentários particulares a cada um deles, visando ao devido esclarecimento dos aspectos envolvidos na apuração de cada índice; e
b) as estratégias para atuação no período seguinte, notadamente quando os indicadores, projetos e/ou ações apresentarem uma performance abaixo do esperado.
REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO ANO EM CURSO - nesta atividade, as Diretorias farão uma avaliação do Planejamento Estratégico do Ano em curso, com base nas RGE`s já ocorridas. Esta avaliação visa iniciar o Planejamento Estratégico do ano seguinte, podendo ser necessária, eventualmente, a adoção de medidas e alterações decorrentes de re-direcionamento estratégico.
FERRAMENTA DE GESTÃO
A ferramenta a ser utilizada para a gestão nos níveis estratégicos e táticos (áreas funcionais da empresa) é o sistema Spider Strategies. O sistema possui recursos para gerenciamento dos objetivos estratégicos, indicadores de todos os níveis, Planos de Ação, Disponibilização de documentos de todas as áreas, e Gerenciamento tarefas e projetos. A Tecnologia de Gestão é o responsável por gerenciar o sistema, e mantê-lo em pleno funcionamento.
Parceiros D'Or
Sites Úteis
Contato
Labs Dor - Raul / Walace
Rua Pinheiro Guimarães
22, Botafogo, RJ
2539-0062 -
Ramal: 2283 / 2214